CIDHHeaderPort.gif (13426 bytes)


COMUNICADO DE IMPRENSA


No. 12/02

 

 

A CIDH CONCLUI SEU CENTÉSIMO DÉCIMO QUARTO

PERÍODO ORDINÁRIO DE SESSÕES

1.           Em 15 de março de 2002, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) concluiu seu Centésimo Décimo Quarto° Período Ordinário de Sessões. Participaram das sessões o Doutor Juan E. Méndez, Presidente da Comissão; a Licenciada Marta Altolaguirre, Primeira Vice-Presidente; o Doutor José Zalaquett Daher, Segundo Vice-Presidente; e os membros da Comissão Professor Robert K. Goldman, Doutor Julio Prado Vallejo, e Doutor Clare Kamau Roberts. O Secretário Executivo da Comissão é o Doutor Santiago A. Canton.

 

          2.          O Doutor Diego García-Sayán, eleito membro da Comissão pela Assembléia Geral da OEA em junho de 2001, renunciou ao cargo em 13 de fevereiro de 2002, em virtude de que atualmente desempenha o cargo de Ministro das Relações Exteriores do Peru.  De acordo com o procedimento previsto na Convenção Americana sobre Direitos Humanos e com o Estatuto da CIDH, o Conselho Permanente deu início ao processo para o preenchimento da   vaga.

 

I.             PETIÇÕES, CASOS INDIVIDUAIS E MEDIDAS CAUTELARES

 

3.           A Comissão prosseguiu o estudo de numerosas petições e casos individuais em que são alegadas violações dos direitos humanos consagrados na Convenção Americana ou na Declaração Americana e aprovou um total de 49 relatórios sobre os respectivos casos e petições individuais. Também considerou solicitações apresentadas conforme dispõe o artigo 25 de seu Regulamento e decidiu outorgar medidas cautelares em 10 casos.  Em anexo a este comunicado de imprensa, são especificados os 40 relatórios em que a decisão da CIDH é de caráter público, bem como é apresentada uma lista das medidas cautelares outorgadas.

 

         

II.            AUDIÊNCIAS E REUNIÕES    

 

4.          No decorrer da semana de 4 a 8 de março de 2002, a Comissão realizou 24 audiências sobre casos e petições individuais que se acham nas etapas de admissibilidade, exame de mérito, solução amistosa e acompanhamento.  Outras audiências tiveram por objetivo recolher informações de caráter geral sobre a situação dos direitos humanos em determinados países, ou sobre algum assunto da competência da CIDH.  A Comissão realizou também várias reuniões de trabalho com a presença das partes, nas quais foram discutidos aspectos específicos do andamento da solução de diversos assuntos, especialmente daqueles em que se vem examinando a possibilidade de solução amistosa.  Figura também em anexo a este comunicado uma lista completa das audiências realizadas.

 

A.          Sessões plenárias

 

          5.          Em sessões plenárias, a Comissão realizou audiências sobre a situação dos direitos humanos na Colômbia, no Haiti, no Peru e na Venezuela.  Também recebeu, reunidos todos os seus membros, representantes do Estado e de organizações da sociedade civil, que prestaram informações sobre a situação dos direitos da mulher em Ciudad Juárez, México, e sobre o caso da investigação da morte de Digna Ochoa, defensora mexicana dos direitos humanos.

 

          6.          A audiência sobre a situação dos direitos humanos na Colômbia permitiu a atualização das informações colhidas durante a visita a esse país em dezembro de 2001. A CIDH considerou nas sessões o andamento da preparação de seu projeto de relatório sobre a Colômbia.

 

7.          A CIDH ouviu uma delegação constituída de representantes da sociedade civil da Venezuela, que expôs a situação geral dos direitos humanos no país.  A Comissão ouviu também informações da Secretaria Executiva e do Relator para a Liberdade de Expressão sobre a visita preparatória à Venezuela realizada em fevereiro de 2002. Ademais, analisou a preparação da visita que fará a esse país em maio próximo, atendendo a convite feito pelo Presidente da República, Hugo Chávez Frías.

 

          8.          O plenário da CIDH recebeu informações sobre a situação dos direitos humanos no Haiti.  No decorrer das sessões, considerou a resolução 806, de 16 de janeiro de 2002, do Conselho Permanente da OEA, em virtude da qual se decidiu sugerir alternativas de trabalho, no âmbito funções atribuídas à CIDH pela Convenção Americana e pelo seu Estatuto.  A esse respeito, a Comissão enviou uma delegação ao Haiti em fevereiro de 2002 e, nas próximas semanas, fará uma visita in loco a fim de aprofundar e aperfeiçoar suas atividades relacionadas com o país.

 

9.          Participaram da audiência sobre a investigação da morte da defensora dos direitos humanos, Digna Ochoa,  representantes do Governo do México e os peticionários.  Participou também o perito independente ao qual a Comissão confiou a tarefa de acompanhar a investigação atualmente realizada pela Procuradoria-Geral de Justiça do Distrito Federal mexicano.  O assessor da CIDH desenvolve suas atividades com a autorização do Governo Federal mexicano, que possibilitou pleno acesso ao expediente da investigação.

 

10.          No decorrer do período de sessões ora concluído, foi realizada na sede da Comissão uma audiência pública, em sessão plenária, sobre terrorismo e direitos humanos, da qual participaram destacados especialistas independentes.  A CIDH ouviu, nessa ocasião, as exposições orais dos peritos Joan Fitzpatrick, David Martin, Aryeh Neier, Jorge Santistevan e Ruth Wedgwood, havendo recebido os textos impressos dessas exposições. Posteriormente à audiência pública, os membros da Comissão tiveram a oportunidade de discutir e considerar opiniões relativas ao alcance e conteúdo do estudo sobre terrorismo e direitos humanos que se acha em preparação, conforme dispõe a resolução sobre a matéria aprovada pela CIDH em 12 de dezembro de 2001.

 

11.          A CIDH espera que seu relatório seja de grande utilidade na interpretação das normas de direito internacional e em sua aplicação ao direito interno dos Estados membros da OEA, particularmente em virtude da delicada natureza do assunto em consideração e do desafio que o terrorismo representa depois de 11 de setembro de 2001.

 

          B.          Reuniões

 

          12.          Como parte da crescente colaboração com os órgãos de direitos humanos do sistema, foram recebidos Maria Francisca Ize-Charrin, Chefe do Setor de Serviços, e Roberto Garretón, Assessor para a América Latina do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.  Os ilustres visitantes intercambiaram informações e apresentaram uma série de sugestões específicas de atividades de cooperação com o sistema interamericano de proteção dos direitos humanos.  Nesse sentido, foi realizada uma reunião com o Doutor Rodolfo Stavenhagen, Relator Especial das Nações Unidas sobre os Direitos Humanos e as Liberdades Fundamentais dos Indígenas.  Além das reuniões que mantiveram com os membros da Comissão, os visitantes das Nações Unidas também tiveram a oportunidade de intercambiar informações com os profissionais da Secretaria Executiva.

 

          13.          No decorrer do período ordinário de que se trata, representantes da diretoria da CIDH se reuniram com o Doutor Paulo Sérgio Pinheiro, Secretario de Estado de Direitos Humanos do Brasil, ocasião em que prosseguiram as conversações sobre a iniciativa do Governo brasileiro de promover a solução amistosa de numerosos casos e petições pendentes, bem como o cumprimento das recomendações de casos decididos pela Comissão.

 

          14.          A Comissão também recebeu em sua sede a Doutora Sofía Macher e o Doutor Carlos Iván De Gregori, membros da Comissão da Verdade do Peru.  Falou-se nessa ocasião dos trabalhos desenvolvidos por essa Comissão, bem como das possibilidades de a CIDH prestar colaboração ma esfera da sua competência.  Cumpre salientar a grande importância atribuída, no sistema interamericano, à garantia do direito à verdade ante situações de violação sistemática dos direitos humanos.

 

15.          Em numerosas ocasiões, a Comissão salientou a grande importância que atribui à tarefa dos defensores dos direitos humanos.  Além da audiência para a consideração do assunto, foi realizada, no decorrer das sessões, uma reunião em que o Secretário Executivo e a Unidade de Defensores dos Direitos Humanos recentemente estabelecida pela CIDH intercambiaram informações com uma grande delegação constituída de representantes da sociedade civil.

 

          16.          Um grupo de proprietários de meios de comunicação, jornalistas e representantes da sociedade civil da Venezuela foi recebido pela CIDH no decorrer dessas sessões.  Os visitantes apresentaram uma série de considerações de caráter geral sobre a situação do direito à liberdade de expressão no país.

 

          17.          Os membros da Comissão receberam o Decano Claudio Grossman, observador do processo de investigação na Argentina do atentado contra a sede da Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA).  O Decano Grossman apresentou então informações atualizadas sobre o assunto.  Cumpre mencionar que o Governo da Argentina, relativamente a um caso em tramitação na CIDH, convidou este órgão a designar um observador do processo da AMIA.

 

          18.          No decorrer das sessões, a CIDH também se reuniu com representantes de vários Governos e organizações da sociedade civil e com outras pessoas que prestaram informações de caráter geral relacionadas com suas funções de proteção e promoção dos direitos humanos no Hemisfério.

 

III.             RELATORIAS

 

19.          Na esfera de suas atribuições, a Comissão criou várias relatorias sobre diferentes assuntos, tais como mecanismo de proteção e promoção dos direitos humanos no Hemisfério.

 

20.          Nesse sentido, no decorrer deste período de sessões, a Relatora Especial da CIDH sobre os Direitos da Mulher informou a Comissão sobre a visita que fez ao México, em 12 e 13 de fevereiro de 2002 a fim de avaliar a situação dos direitos da mulher em Ciudad Juárez.  A visita foi efetuada a convite do Governo do Presidente Vicente Fox, e atendendo-se a manifestações anteriores de preocupação de diversos representantes da sociedade civil.  A atividade focalizou especialmente a preocupante situação da violência contra a mulher na mencionada cidade, bem como a impunidade, pela não-identificação dos responsáveis.  Essa situação também foi objeto de uma audiência no plenário da Comissão, a que compareceram representantes da sociedade civil e do Governo mexicano, inclusive uma delegação do Estado de Chihuahua.

 

21.          A CIDH também realizou no decorrer das sessões outras audiências de especial importância para os direitos da mulher no Hemisfério.  Nesse sentido, recebeu informações sobre a situação da violência contra a mulher nas Américas, e sobre os direitos da mulher em geral, bem como outras informações sobre casos e petições individuais em tramitação, relacionados com essa problemática.

 

22.          A Comissão prosseguiu o processo de escolha de seu Relator Especial para a Liberdade de Expressão.  Cumpre mencionar, ademais, que o Doutor Santiago Canton, na qualidade de Relator Especial da CIDH para a Liberdade de Expressão, reuniu-se com o Senhor Eduardo Yáñez, conhecido por sua participação no painel do programa de televisão El Termómetro, transmitido no Chile.  O Senhor Yáñez estava acompanhado de uma comitiva que fez uma série de considerações sobre a situação do direito à liberdade de expressão no Chile.

 

          23.          A Relatoria dos direitos dos trabalhadores migrantes e dos membros de suas famílias submeteu à consideração da CIDH o relatório que será incluído no Relatório Anual de 2001.  Também apresentou informações sobre a próxima visita do Relator da matéria à Guatemala e propôs possíveis datas para uma próxima visita ao México, em ambos os casos a convite dos respectivos Governos.

 

24.          Quanto aos direitos da criança, foi recebido o relatório do Doutor Hélio Bicudo,  correspondente à conclusão de seu mandato de relator da matéria e membro da Comissão.  A CIDH também considerou o plano de trabalho a ser implementado pela Relatoria de Direitos da Criança em 2002, com base num projeto financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

 

IV.            RELATÓRIO ANUAL

 

25.           A Comissão dedicou grande parte das sessões à consideração de seu Relatório Anual correspondente a 2001, que será apresentado à Assembléia Geral da OEA em Barbados, em junho de 2002.

 

Washington, D.C., 15 de março de 2002


ANEXO

COMUNICADO DE IMPRENSA 12/02

CENTÉSIMO DÉCIMO QUARTO PERÍODO ORDINÁRIO DE SESSÕES DA CIDH

 

 

I.             RELATÓRIOS DE CARÁTER PÚBLICO  

A.            INADMISSIBILIDADE

 

          -          César Verduga Vélez, P12.274 – Relatório18/02, Equador

          -          Mario Alfredo Lares Reyes, P12.379 – Relatório 19/02, Estados Unidos

-          Hernán Galeas, P11.627 – Relatório 20/02, Honduras

-          Bessy Alvarez e Blanca Rodríguez, P12.109 – Relatório 21/02, Honduras

-          Jesús C. Zablah e Clara E. de Zablah, P12.114 – Relatório 22/02, Honduras

-          Rubén Ayala Bogado, P12.296 - Relatório 1/02, Paraguai

         

B.             ADMISSIBILIDADE

 

-          Jorge Fernando Grande, Caso 11.498 – Relatório 3/02, Argentina

-          Ricardo Neira González, Caso 11.685 – Relatório 4/02, Argentina

-          Sergio y María Schiavini, Caso 12.080 – Relatório 5/02, Argentina

-          Manickavasagam Suresh, Caso 11.661 – Relatório 7/02, Canadá

-          Noel Omeara Carrascal e outros, Caso 11.482 – Relatório 8/02, Colômbia

-          Aucan Huilcaman e outros, Caso 11.856 – Relatório 9/02, Chile

-          James Judge, Caso 12.393 - Relatório 10/02, Equador

-        Joaquín Hernández Alvarado e outros, Caso 12.394 – Relatório 11/02, Equador

-          Jesús Enrique Valderrama Perea, Caso 12.290 – Relatório 12/02, Equador

-           Tomás Lares Cipriano, Caso 11.171 – Relatório 13/02, Guatemala

-           Bruce Harris, Caso 12.352 – Relatório 14/02, Guatemala

-        Ramón Hernández Berríos e outros, Caso 11.802 – Relatório 15/02, Honduras

-        Marco A. Servellón Berríos e outros, Caso 12.331 – Relatório 16/02, Honduras

-          Comunidad Yakye Axa, Caso 12.313 – Relatório 2/02, Paraguai

-        Sheldon Roach, Caso 12.346 e Beernal Ramnarage, Caso 12.377 – Relatório 17/02, Trinidad e Tobago

 

          C.            SOLUÇÃO AMISTOSA

-        Juan Manuel Contreras San Martín e outros, P 11.715 – Relatório 32/02, Chile

-          Mónica Carabantes Galleguillos, P12.046 – Relatório 33/02, Chile

         

          D.             MÉRITO

 

-          Diniz Bento Da Silva, Caso 11.517 – Relatório 23/02, Brasil

 

 

          E.             ARQUIVO

 

          -          María Elba Rojas e outras, P11.547, Costa Rica

-          Rudencio Masaquiza, P10.231, Equador

          -          Sergio Fernando Archila, P11.201, Guatemala

          -          Efraín Yaxon, P11.295, Guatemala

          -          Estuardo López, P11.487, Guatemala

-          Juan y Aureliano Sirin Raxjal, P11.490, Guatemala

-          Rodrigue Flanan, P11.117, Haiti

-          Cajuste Lexius, Phabonord Sainvil e Sauveur Orelus, P11.150, Haiti

-          Fils Aimé Clerge, P11.151, Haiti

-          Viergela Paul, P11.152, Haiti

-          Jean Claude Joseph, P11.153, Haiti

-          Jean Marie Vincent, P11.379, Haiti

-                      José Dolores Rivera, P11.470, Honduras

-                      Mario Lewis Miller, P11.751, Panamá

-                      Juan Francisco Herrera, P12.312, Panamá

-                      Sylvia Rodríguez Richeri, P11.521, Uruguai

-                      Neyda Martínez de Sibils e outros, P11.761, Uruguai

 

II.            MEDIDAS CAUTELARES

 

          -          Internos do Presídio Urso Branco, Rondônia, Brasil

          -          Comunidade Embera Chamí, Colômbia

          -          REINICIAR, Colômbia

          -          Detentos na Base de Guantánamo, Estados Unidos

-          Napoleon Beazley, Estados Unidos

-          Abu Ali Abdur Rahman (anteriormente James Jones), Estados Unidos

-          Tracy Lee Housel, Estados Unidos

-        Guillermo S. Quevedo e outros funcionários da Tipografia Nacional, Guatemala

-          Francisco De León e outros 10 antropólogos forenses, Guatemala

-          Patrick Merisier e Berthony Philippe, Haiti

-          Laorwins José Rodríguez Enríquez e outros (Venevisión), Venezuela

 

          III.            AUDIÊNCIAS

(por ordem de realização)

 

-          Situação dos direitos humanos na Guatemala

-        Acompanhamento do Caso 11.198 – José María Ixcaya e outros, Guatemala

-            Situação dos direitos humanos no Haiti

-          Caso 12.230 – Zoilamérica Narváez Murillo, Nicarágua

-        Acompanhamento do Caso 11.381 – Milton García Fajardo, Nicarágua

-          Acompanhamento de relatórios de solução amistosa e mérito, Equador

-        Caso 12.365 - Elías López Pita e Luis Shinin Laso, Equador

-        Caso 11.620 – Rigoberto Acosta Calderón, Equador

-        Caso 11.515 – Bolívar Camacho Arboleda, Equador

-        Situação dos direitos humanos em Cuba (duas audiências)

-        Situação dos direitos humanos na Colômbia (duas audiências)

-        Situação dos direitos humanos em Antioquia e defensores, Colômbia

-        Situação dos lugares de detenção na Colômbia

-        Acompanhamento de relatórios de casos individuais, Colômbia (duas audiências)

-        P519/01- Jesús María Valle, Colômbia

-        P12.362 - Luis Fernando Lalinde, Colômbia

-        P12.356 - Niños de Pueblorrico, Colômbia

-        Situação da população afro-colombiana da Costa Nariñense, Colômbia

-        Situação dos defensores dos direitos humanos nas Américas

-        Situação dos direitos econômicos, sociais e culturais nas Américas

-        Situação dos direitos humanos dos afro-descendentes nas Américas

-        Caso12.266  - El Aro, Ituango, Colômbia

-        Caso 10.916 - James Zapata Valencia e Heriberto Ramírez Llanos, Colômbia

-        P10.455 - Valentín Bastos, Colômbia

-        Victoria Delgado e habitantes de El Paraíso, medidas cautelares, Colômbia

-        OFP, medidas cautelares, Colômbia

-        CREDHOS, medidas cautelares, Colômbia

-        Embera Katío, medidas cautelares, Colômbia

-        Caso 11.227, Unión Patriótica, Colômbia

-        P12.337 – Marcela Valdés Díaz, Chile

-        P071/01 – Sonia Arce Esparza, Chile

-        Situação do direito à liberdade de expressão no Chile

-        Situação dos direitos humanos no México (duas audiências)

-                      Acompanhamento dos casos Peredo, Ejido Morelia e González Pérez, México

-                      Situação dos direitos das mulheres em Ciudad Juárez, México

-                      P 12.299 – Digna Ochoa e outros, México

-                      Situação dos direitos humanos no  Peru

-                      Situação do direito à liberdade de expressão no Panamá

-                      Situação dos direitos dos refugiados nas Américas

-                      Situação dos direitos humanos na  Venezuela

-                      P453/01 – Elías Santana, Venezuela

-                      P683/00 – Jaime Lusinchi, Venezuela

-                      Situação dos afro-brasileiros e a discriminação racial no Brasil

-                      Caso 11.634 – Jailton Néri de Fonseca, Brasil

-                      Caso 11.556 – Massacre de Corumbiara, Brasil

-                      Acompanhamento dos casos Tames, Coutinho Mendes, Da Penha e De Oliveira,
          Brasil

-                      Situação dos direitos humanos na  Argentina

-                      Situação do acesso a medicamentos na Argentina

-                      Situação da violência contra as mulheres no Hemisfério

-                      Situação dos direitos das mulheres no Hemisfério

-                      P12.387 - Alfredo López, Honduras