COMUNICADO DE IMPRENSA


No. 5/08

 

CIDH APRESENTA DEMANDA ANTE A CORTEIDH

 

Washington, D.C., 28 de fevereiro de 2008 – A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) apresentou uma demanda ante a Corte Interamericana de Direitos Humanos (CorteIDH) no dia 04 de fevereiro de 2008 contra a República de Honduras.

 

A CIDH interpôs a demanda ante a CorteIDH contra Honduras no caso No. 12.507, Blanca Jeannette Kawas Fernández. O caso refere-se ao homicídio da ambientalista Blanca Jeannette Kawas Fernández, ocorrido na noite de 06 de fevereiro de 1995 no bairro “El Centro” da cidade de Tela; à posterior falta de devida diligência na investigação e sanção dos responsáveis de sua morte; e, em geral, à obstrução de justiça e à falta de reparação adequada em favor de seus familiares.

 

O caso foi enviado à CorteIDH porque a Comissão considerou que o Estado não cumpriu as recomendações substantivas contidas no informe de mérito aprovado pela CIDH, de acordo com o artigo 50 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos. Para adotar essa decisão, a Comissão tomou em conta as considerações estabelecidas no artigo 44 de seu Regulamento.

 

 

Links úteis:

Relatório de admisibilidade do Caso 12.507 em espanhol y em inglês

Página web de la CIDH

 

 

Contato de imprensa: María Isabel Rivero,

Tel. +1 (202) 458-3867

Cel. +1 (202) 215-4142

Correio eletrônico: mrivero@oas.org

 

Para inscrever-se na lista de distribuição automática de comunicados de imprensa da CIDH, por favor, insira seu endereço de correio eletrônico no formulário disponível na página da CIDH na Internet, onde se lê “lista de distribuição” (ao final da página).