COMUNICADO DE IMPRENSA


No. 61/08

 

CIDH AGRADECE CONTRIBUIÇÃO FINANCEIRA DO BRASIL

 

Washington, D.C., 16 de dezembro de 2008 – A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) valoriza e agradece o importante aporte financeiro de 300 mil dólares americanos, realizado na presente data pelo Governo da República Federativa do Brasil à Comissão. Esta doação contribui ao fortalecimento do sistema interamericano de direitos humanos e à consolidação de uma cultura de respeito aos direitos humanos no continente.

 

Numa cerimônia realizada nesta data, na sede da CIDH em Washington, o Ministro Conselheiro Lineu Pupo de Paula expressou que: “O Brasil entende que o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do sistema interamericano de proteção e promoção dos direitos humanos constituem um dos aspectos mais importantes da agenda hemisférica na medida em que, através de seus órgãos principais – a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e a Corte Interamericana de Direitos Humanos – realiza uma contribuição imprescindível para o fortalecimento das democracias em todo o hemisfério.”

 

O Secretário Executivo da CIDH, Santiago A. Canton agradeceu ao Governo do Brasil e ressaltou que: “Esta contribuição é uma demonstração do sério compromisso do Brasil com o sistema interamericano de direitos humanos. Este aporte soma-se, portanto, a uma série de ações institucionais adotadas pelo Brasil a fim de fortalecer o sistema, e é um exemplo que nos satisfaz destacar.”

 

A CIDH é um órgão principal e autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA), cujo mandato surge da Carta da OEA e da Convenção Americana sobre Direitos Humanos. A Comissão Interamericana tem o mandato de promover o respeito aos direitos humanos na região e atua como órgão consultivo da OEA nesta matéria. A CIDH está formada por sete membros independentes que são eleitos pela Assembléia Geral da OEA em caráter pessoal, e não representam seus países de origem ou residência.

 

Lea este comunicado de prensa en inglés / Read this press release in English

 

Read this press release in Spanish / Lea este comunicado de prensa en español

 

Contato de imprensa: María Isabel Rivero,

Tel. +1 (202) 458-3867

Cel. +1 (202) 215-4142

Correio eletrônico: mrivero@oas.org

 

Para inscrever-se na lista de distribuição automática de comunicados de imprensa da CIDH, por favor, insira seu endereço de correio eletrônico no formulário disponível na página da CIDH na Internet, onde se lê “lista de distribuição” (ao final da página).