COMUNICADO DE IMPRENSA

 

N° 22/03

 

A CIDH LAMENTA A MORTE DO ALTO COMISÁRIO DAS NAÇÕES UNIDAS
PARA OS DIREITOS HUMANOS

 

 

A Presidenta da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) enviou hoje um comunicado ao Senhor Kofi Annan, Secretário Geral das Nações Unidas, em que lamenta profundamente e expressa sua consternação com a morte do Dr. Sérgio Vieira de Mello, Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos e Enviado Especial da ONU no Iraque, por ocasião de um atentado violento à sede da ONU em Bagdá, ocorrido no dia de ontem.

 

          Da mesma forma, a Presidenta da CIDH expressou que “durante o tempo que o
Dr. Vieira de Mello serviu como Alto Comissário para os Direitos Humanos demostrou uma grande sensibilidade e compromisso com a promoção e defesa dos direitos humanos. Tal compromisso, ao lado de sua ampla e destacada experiência na ONU, que incluiram o cargo de administrador interino da ONU no Timor Leste, bem como o de representante especial do Secretário General em Kosovo, previam que o Dr. Vieira de Mello continuaria trabalhando efetivamente em prol dos direitos humanos.”

 

A Comissão Interamericana reforçou também que lamenta a morte, na mesma ocasião, de distintos funcionários da ONU e expressou sua mais alta condenação à tais eventos, que afetaram aqueles que estavam cumprindo com seu trabalho humanitário.

 

Washington, D.C., 20 de agosto de 2003