RELATÓRIO ANUAL 1996


Aprovado pela Comissão em seu 95º Período Ordinário de Sessões, 
realizado de 24 de fevereiro a 14 de março de 1997.

INTRODUÇÃO


A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) tem a honra de submeter seu Relatório Anual à Assembléia Geral, em cumprimento do disposto no artigo 53, f, da Carta da Organização dos Estados Americanos.

 

Na preparação deste relatório, que está dividido em sete capítulos, foram devidamente observados os termos da resolução AG/RES. 331 (VIII-O/78) da Assembléia Geral e do artigo 63 do Regulamento da CIDH.

 

No primeiro capítulo é feito um resumo da origem e das bases jurídicas da Comissão. Nele também se faz referência, de forma sucinta, às relações que a Comissão manteve, em 1996, com outros organismos do Sistema Interamericano e com os organismos regionais e mundiais dedicados aos direitos humanos.

 

O segundo capítulo refere-se às atividades da Comissão no período abrangido por este relatório. Neste sentido, dá-se destaque às principais atividades realizadas pela Comissão, bem como aos assuntos abordados e às medidas de maior relevância adotadas no decorrer de seus diversos períodos de sessões. Inclui-se um relato da participação da Comissão no Vigésimo Sexto Período Ordinário de Sessões da Assembléia Geral, assim como a resolução desse órgão sobre os trabalhos da Comissão no campo dos direitos humanos.

 

Do terceiro capítulo, intitulado "Relatórios referentes a casos individuais", constam diversas decisões adotadas pela Comissão, relativas a uma série de casos que lhe foram apresentados e aos quais deu tramitação, em conformidade com as disposições legais que regem suas atividades.

 

Este ano, no quarto capítulo apresenta-se o andamento da elaboração da Declaração Americana sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

 

No quinto capítulo a Comissão incluiu seções sobre a evolução da situação dos direitos humanos na Colômbia, Cuba, Guatemala e Peru, com vistas a analisar o progresso registrado na observância dos direitos humanos nesses países no período abrangido por este relatório.

 

No sexto capítulo a Comissão apresenta um relatório de andamento sobre as condições de detenção nas Américas, um relatório de andamento sobre o projeto para proteger o direito da mulher no Hemisfério a estar livre de discriminação, bem como um relatório de andamento sobre o estudo da situação dos trabalhadores migrantes.

 

No sétimo capítulo a Comissão apresenta suas recomendações nos campos em que caberia aos Estados adotar medidas para dar maior vigência aos direitos humanos, de conformidade com a Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem e com a Convenção Americana sobre Direitos Humanos.

 

Finalmente, incluem-se como anexos ao relatório um quadro sobre a situação atual das convenções e protocolos sobre direitos humanos aprovados no âmbito do Sistema Interamericano, bem como comunicados de imprensa emitidos e discursos da Comissão pronunciados no período a que se refere este Relatório Anual.


[ Indice | Anterior | Próximo ]